Começa nesta segunda-feira (7) e segue até 29 de abril o prazo para pessoas físicas entregarem a declaração do Imposto de Renda (IR) 2022 e a Prefeitura de Campos lançou a campanha Declare Solidariedade, para incentivar aos contribuintes a doarem parte do valor a ser pago ao governo federal para os fundos municipais da criança e do adolescente e do idoso. A legislação prevê que até 6% do IR pode ser transformado em doação e o valor doado retorna para o contribuinte, sendo abatido no imposto a ser pago ou acrescido na restituição.

 

 - É um belo ato de cidadania e não custa nada. Ao invés de entregar tudo para o "leão", o contribuinte opta por fazer uma doação diretamente na declaração e ajuda a promover uma vida melhor para crianças, adolescentes e idosos. Muitas pessoas não sabem que podem fazer essa doação e, por isso, decidimos fazer essa campanha, contando ainda com a participação dos contadores, que podem ajudar explicando a seus clientes que eles tem essa opção - disse o secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende.

 

A campanha Declare Solidariedade tem o objetivo de divulgar a importância da doação na declaração do imposto de renda pessoa física. Para fazer a doação, o contribuinte deve optar pelo modelo completo da declaração, na qual existe o botão Doações Diretamente na Declaração. O sistema informa as opções dos fundos e calcula automaticamente o valor a ser doado, no caso 3% do valor declarado para crianças e adolescentes e 3% para idosos.

 

O secretário de Transparência e Controle acrescenta que, se a declaração resultar em imposto a restituir, o valor doado será acrescido ao valor da restituição e volta para o contribuinte atualizado pela taxa Selic (taxa básica de juros). Se a declaração resultar em imposto a pagar, a doação será subtraída desse valor. "Contamos com os contribuintes de Campos para aderirem à campanha e, na hora de declarar seu imposto de renda, ajudar milhares de pessoas", concluiu Rodrigo Resende.

 

 

Por: Verônica Nascimento - Foto: César Ferreira

Deixe seu Comentário