Para garantir mais segurança e evitar
transtornos à população com o grande número de imóveis em total abandono no
município, a Prefeitura de Campos publicou decreto, nesta quinta-feira (24),
estabelecendo diretrizes para a arrecadação de imóveis urbanos abandonados. Os
imóveis em situação de abandono que apresentam risco de desabamento oferecem
perigo a quem passa pelo local, além de gerar riscos à saúde, pois tornam-se
ambientes propícios para focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da
dengue, zika e chikungunya. Imóveis ocupados ou em posse de terceiros não serão
arrecadados pelo município. Veja AQUI o decreto.
A Procuradoria Geral do Município esclarece
que, para chegar a arrecadar os imóveis, é necessária a comprovação de que
esteja em total abandono pelo proprietário e que o mesmo não tenha mais a
intenção de conservá-lo. A medida segue princípio constitucional da função
social da propriedade, previsto no Artigo 5º da Constituição Federal. Para que
ocorra a arrecadação do imóvel, é aberto processo administrativo. Todos os
órgãos envolvidos são acionados com seus respectivos pareceres, os vizinhos são
ouvidos e, durante os trâmites, novos contatos são mantidos com os
proprietários.
Poderá haver a arrecadação de imóvel urbano,
por parte do município, em caso de estado de abandono; se o proprietário não
tiver mais a intenção de conservá-lo em seu patrimônio e se o imóvel não
estiver em posse de terceiros; se for certificada a inadimplência do Imposto
Territorial Urbano (IPTU). “São indícios de estado de abandono, dentre outros,
o risco de ruína, a presença no local de focos de reprodução de vetores de
doenças, violações da legislação urbanística e de posturas”, diz parágrafo 2º
do decreto.
Não são passíveis de arrecadação pelo
município em razão do aparente estado de abandono os imóveis, regular ou
irregularmente, ocupados; os imóveis públicos e os privados submetidos ao
regime próprio dos bens públicos. Através do decreto, também, fica criada a
Coordenação de Encampação e Arrecadação de Imóveis Abandonados, com
representantes das secretarias de Fazenda; de Administração e Recursos Humanos;
de Obras e Infraestrutura; de Ordem Pública; Subsecretaria de Postura, Centro
de Controle de Zoonoses (CCZ) e Procuradoria Geral do Município.
A Secretaria de Ordem Pública recebe, constantemente, denúncias de imóveis e veículos abandonados que geram transtornos à população. A partir de notificações feitas pelo órgão aos proprietários, os mesmos devem tomar as medidas necessárias visando o bem da coletividade, conforme prevê a legislação.
Por: Redação - Foto: César Ferreira