O podcast é a nova sensação do momento, e é uma mídia que tem tido um crescimento bastante significativo. De acordo com o Ibope, no Brasil, mais de 50 milhões de internautas já pararam para escutar este formato de conteúdo, por esse motivo que a publicidade em podcast tem feito parte das estratégias de marketing.
E as estimativas mostram que o consumo deste tipo de mídia só tende a aumentar. Para se ter ideia do forte crescimento do podcast pesquisas realizadas pela eMarketer, nos EUA, mostram que essa mídia vai crescer 110% até 2020.
São números expressivos e que fazem toda diferença no mercado de anúncios. Isso se deve também as grandes marcas como: Spotify, Amazon e Google que facilitam o acesso a essas mídias. É por isso que a publicidade em podcast tem sido tão usada e garante retornos eficazes.
Por que a publicidade em podcast é mais eficaz?
O podcast é hoje uma maneira mais envolvente de chamar a atenção dos consumidores, isso porque é muito mais simples de obter seu conteúdo, podendo acessar de qualquer lugar e a hora que desejar. Esse é um meio de comunicação que leva ao internauta tudo o que ele precisa: praticidade, acessibilidade e acima de tudo tecnologia.
O mesmo conteúdo disponibilizado em sites de notícias, por exemplo, pode ser acessado em poucos minutos por um podcast. Sendo assim, este tipo de mídia ajuda também a otimizar o tempo dos internautas.
Seja dirigindo, malhando ou simplesmente curtindo uma tarde de domingo é possível ouvir um podcast e ainda associar a outras atividades. É isso que faz este formato de conteúdo mais atrativo, e a publicidade em podcast se tornar mais eficaz.
Geralmente o internauta vai a procura de podcasts com conteúdos que ele confie e respeite, portanto, os anúncios são ainda mais efetivos, pois gera credibilidade e vão de encontro a pessoas que de fato terão mais interesse pela marca.
Por isso, não basta apenas anunciar sua marca em um podcast, é preciso fazer anúncios que vão de encontro ao conteúdo que o internauta acessa, pois só assim a publicidade trará excelentes resultados.
Assim como os demais formatos de conteúdo, o podcast também precisa de uma estratégia de marketing para identificar como você deve levar seus anúncios até esse público.
O ponto principal é entender quem acessa essa mídia, então vamos lá:
O público que ouve podcast é composto por pessoas que são engajadas e que buscam aprimorar ainda mais seus conhecimentos através dos conteúdos desta mídia. Até porque os podcasts são geralmente criados por especialistas daquele determinado assunto.
Então, não adianta sair disparando anúncios para todos os lados, a publicidade em podcast deve ser mais centralizada, voltada a um nicho específico.
Portanto, é necessário criar uma comunicação visual e escrita que atinja de fato os resultados que se espera nesta mídia. Que tal então fazer um planejamento de marketing com estratégias que incluam este formato de conteúdo?
De uma coisa você já sabe, o podcast está entre uma das mídias mais acessadas hoje, por isso não dá pra ficar de fora desta plataforma. 🙂
Por : TAMIRIS BASTOS